Sistema de energia fotovoltaica é instalado

Foram instaladas na última semana as placas para geração de energia fotovoltaica na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo.

O desenvolvimento e implementação de sistema de energia fotovoltaica é resultado de parceria firmada entre o hospital e a CPFL Energia. A parceria decorre de aprovação em processo de seleção por chamada pública, ante a apresentação de proposta elaborada pela equipe técnica e Administração da Santa Casa.

Para o recebimento dos materiais, a Santa Casa cumpriu uma série de etapas, como apresentação do projeto, verificação do projeto, classificação e vistoria.

Desta forma a Santa Casa conta com uma usina de energia fotovoltaica, cujos cálculos técnicos apontam para uma produção inicial de 50% do consumo de energia e no futuro próximo, com o desenvolvimento do projeto, poderá alcançar a autossuficiência e até mesmo vender o excedente de energia.

O projeto está orçado em 500 mil reais foi custeado pela CPFL Energia, sem qualquer contrapartida da Santa Casa. Os cálculos técnicos apontam que com a autossuficiência a Santa Casa economizará cerca de 200 mil reais por ano.

Segundo o engenheiro eletricista da Santa Casa, Cristiano Depizzol Peres, a vida útil da usina é de 25 anos. De maneira simplificada, o equipamento será ligado direto na rede da CPFL absorvendo a energia solar durante o dia e devolvendo ao hospital a noite.

Neste ano, o Hospital pode participar novamente de chamada pública para completar o projeto. Estão em análise espaço útil para instalação de demais painéis.