Serviço de Imagem da Santa Casa disponibiliza novos exames e aparelhos

O SDI (Serviço de Diagnóstico por Imagem) busca oferecer o melhor em termos de tecnologia e atendimento. Para isso, disponibiliza na sua Unidade de Atendimento na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo, aparelhos de última geração, garantindo que o paciente seja o maior beneficiado.

O Serviço conta com novos aparelhos e exames que não apenas possibilitam uma melhora na qualidade do atendimento, mas também oferecem diagnósticos cada vez mais precisos.

Entre os novos exames e aparelhos estão:

Elastografia Hepática por Ultrassonografia: O novo método diagnóstico utiliza um aparelho de ultrassonografia para avaliar a rigidez dos órgãos examinados, no caso, o fígado. “A elastografia por ultrassom consiste, em linhas gerais, em uma ‘palpação virtual’ do tecido hepático, com o intuito de diagnosticar a intensidade dessas alterações fibróticas, permitindo avaliar o grau de fibrose do órgão”, conta o médico Bruno Luis Oliveira.

O objetivo final desse exame é diminuir a necessidade de biópsias seriadas, que carregam consigo os riscos inerentes a um procedimento invasivo. “O método é de fácil realização e tem boa reprodutibilidade, sendo totalmente indolor, confortável e de boa aceitação pelo paciente. O método assume hoje um importante papel na condução de pacientes com doença hepática, pois quanto mais cedo o problema for diagnosticado, menor é a chance de cirrose ou câncer de fígado”, diz Bruno Luis.

Aquilion Lightining – Tomografia computadorizada Multslice – 32 canais: É um tomógrafo de última geração, com a tecnologia mais avançada do mundo. O novo aparelho é capaz de realizar a imagem de todo o corpo em 30 segundos e também fazer estudos de perfusão de qualquer parte do corpo, como cérebro, coração e fígado. “O aparelho também possui uma tecnologia que permite a redução de dose de radiação, muitas vezes comparável à radiografia convencional”, garante o médico.

O Diagnóstico por Imagem é um dos setores da Medicina Diagnóstica e Terapêutica que conta com ampla estrutura física, equipe médica qualificada, equipamentos de última geração e um ambiente acolhedor e humanizado.

Neste serviço é possível realizar exames de diagnóstico por imagem, como: Tomografia computadorizada; Procedimentos intervencionistas guiados por tomografia; Biopsia de próstata guiada por ultrassonografia; Ecocardiografia; Ultrassonografia e Raios X.

A qualificação dos médicos executores aliada aos equipamentos de alta tecnologia garante a qualidade dos exames, a segurança nos resultados e agilidade no tratamento.

“O Departamento de Imagem trabalha em grande proximidade de com o corpo clínico do hospital,  resultando de grande integração entre o diagnóstico e o tratamento, o que muito agiliza todo o processo de atendimento médico”, finaliza o médico Bruno.